SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue3Anesthesia in Duchenne’s Muscular Dystrophy patient: case reportAnesthesia in the afro-american population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GANEM, Eliana Marisa; MODOLO, Norma Sueli Pinheiro  and  CASTIGLIA, Yara Marcondes Machado. O paciente com infecção de vias aéreas superiores. Quando anestesiar?. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.3, pp. 396-400. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000300012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Anestesiar, com segurança, a criança com infecção de vias aéreas superiores (IVAS) constitui um dos grandes desafios do anestesiologista. A finalidade deste artigo é discutir a validade de anestesiar e quando anestesiar a criança com IVAS. CONTEÚDO: Estão ressaltados a importância da história clínica na investigação pré-operatória, os fatores que contribuem para o aparecimento de complicações no per e no pós-operatório, assim como o tipo de cirurgia e a técnica anestésica que favorecem estas complicações. CONCLUSÕES: O conhecimento das alterações no trato respiratório que acontecem após IVAS, da importância da avaliação correta da gravidade dos sintomas, dos fatores que podem contribuir para o aparecimento de complicações e da melhor técnica anestésica possibilita a seleção de pacientes com menor risco de desenvolver complicações no período per-operatório.

Keywords : ANESTESIA [Pediátrica]; DOENÇAS [infeção de vias aéreas superiores].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese