SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Left iliac artery injury during lumbar laminectomy: case reportEvaluation criteria for 3-in-1 anesthetic block: Is the involvement of the obturator nerve common? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

VERDOLIN, Bruno Araújo; VILLAS BOAS, Walkíria Wingester  and  GOMEZ, Renato Santiago. Alergia ao látex: diagnóstico acidental após procedimento urológico. Relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.4, pp. 496-500. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000400009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A alergia aos produtos derivados do látex tem-se tornado um problema de grandes proporções, afetando tanto os pacientes como os profissionais da saúde. O objetivo deste relato é descrever o diagnóstico acidental de alergia ao látex após uma cirurgia urológica sob raquianestesia em que o paciente apresentou quadro clínico compatível ao choque anafilático. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 16 anos, portador de lesão de uretra posterior e em uso de sonda vesical por 3 anos, devido a duas cirurgias prévias sem sucesso. Durante o procedimento cirúrgico sob raquianestesia com bupivacaína, o paciente apresentou, logo após a exploração da cavidade abdominal, confusão, dispnéia, prurido e eritema generalizado, broncoespasmo, hipotensão arterial e taquicardia. Houve melhora gradativa das alterações apresentadas com o tratamento instituído. Durante a permanência no hospital, o paciente apresentou, ao soprar um balão de festa, urticária de contato na face e broncoespasmo, que foram prontamente tratados. O teste de punção cutânea e a dosagem de IgE específica para o látex confirmaram a hipótese diagnóstica de alergia ao látex. CONCLUSÕES: A combinação da história clínica do paciente com os dados laboratoriais permitiram a identificação do quadro de alergia ao látex. Esta entidade vem apresentando grande importância recentemente, principalmente naqueles pacientes de risco, como é o do presente caso.

Keywords : ANESTÉSICOS [Local]; ANESTÉSICOS [bupivacaína]; COMPLICAÇÕES [Alergia]; COMPLICAÇÕES [látex]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Regional]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [subaracnóidea].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese