SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Latex allergy: accidental diagnosis after urological procedure. Case reportMaxillary nerve block for zygoma and orbital floor fractures reduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GEIER, Karl Otto. Critérios de avaliação do bloqueio anestésico 3 em 1: É comum o envolvimento do nervo obturador?. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.4, pp. 501-511. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000400010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: No bloqueio 3:1 é controvertida a participação do nervo obturador. Intervenções cirúrgicas de superfície na face medial da coxa incidem sobre os dermátomos dos nervos femoral e obturador, de limites imprecisos, sobrepostos ou mesmo ausentes. A correlação entre o desfecho clínico com outros meios de diagnóstico podem ser conclusivos sobre o acometimento do nervo obturador. CONTEÚDO: Comumente o desfecho de um bloqueio regional é pesquisado mais pela insensibilidade dos dermátomos que a atividade motora dos miótomos. A partir de conhecimentos anatômicos sobre o percurso dos componentes plexulares do bloqueio 3:1, critérios clínicos complementados por outros meios de diagnóstico esclarecem o envolvimento do nervo obturador. CONCLUSÕES: A simbiose entre o desfecho clínico do bloqueio 3:1 com os diversos meios de complementação diagnóstica são interpretativos e conclusivos e, de acordo com o que a literatura nos indica sobre a participação do nervo obturador, o bloqueio 3:1 com injeção única, não justifica o seu nome.

Keywords : TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Regional]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [bloqueio 3 em 1].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese