SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Latex allergy: accidental diagnosis after urological procedure. Case reportMaxillary nerve block for zygoma and orbital floor fractures reduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

On-line version ISSN 1806-907X

Abstract

GEIER, Karl Otto. Critérios de avaliação do bloqueio anestésico 3 em 1: É comum o envolvimento do nervo obturador?. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.4, pp. 501-511. ISSN 1806-907X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000400010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: No bloqueio 3:1 é controvertida a participação do nervo obturador. Intervenções cirúrgicas de superfície na face medial da coxa incidem sobre os dermátomos dos nervos femoral e obturador, de limites imprecisos, sobrepostos ou mesmo ausentes. A correlação entre o desfecho clínico com outros meios de diagnóstico podem ser conclusivos sobre o acometimento do nervo obturador. CONTEÚDO: Comumente o desfecho de um bloqueio regional é pesquisado mais pela insensibilidade dos dermátomos que a atividade motora dos miótomos. A partir de conhecimentos anatômicos sobre o percurso dos componentes plexulares do bloqueio 3:1, critérios clínicos complementados por outros meios de diagnóstico esclarecem o envolvimento do nervo obturador. CONCLUSÕES: A simbiose entre o desfecho clínico do bloqueio 3:1 com os diversos meios de complementação diagnóstica são interpretativos e conclusivos e, de acordo com o que a literatura nos indica sobre a participação do nervo obturador, o bloqueio 3:1 com injeção única, não justifica o seu nome.

Keywords : TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Regional]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [bloqueio 3 em 1].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)