SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Postanesthetic routines of Brazilian anesthesiologistsHemoglobin-based blood substitutes: current status and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MENDES, Florentino Fernandes  and  GOMES, Marcos Emanuel Wortmann. Xenônio: farmacologia e uso clínico. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.4, pp. 535-542. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000400013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O Xenônio é um gás incolor, inodoro, inerte, não irritante, não poluente, não explosivo, estável, com baixo coeficiente de solubilidade e com propriedades anestésicas. O objetivo desta revisão é mostrar alguns aspectos farmacológicos e o emprego clínico do xenônio em anestesia. CONTEÚDO: O xenônio é um gás extremamente raro. Possui CAM de 0,63 a 0,71, CAM-acordado de 0,32 ± 5% e coeficiente de solubilidade sangue-gás de 0,14, resultando em indução anestésica rápida, agradável e bem tolerada, assim como recuperação 2 a 3 vezes mais rápida do que outros agentes. Possui efeitos analgésicos benéficos e mínimos efeitos cardiovasculares. Pode aumentar a resistência pulmonar e ocasionar o efeito do 2º gás, porém menos importante do que o N2O. Determina um aumento do fluxo cerebral, pressão intracraniana e pressão de perfusão cerebral. O xenônio pode prevenir a estimulação da medula supra-renal. CONCLUSÕES: As propriedades anestésicas do xenônio lhe conferem vantagens consideráveis em relação a outros agentes inalatórios para a utilização em anestesia. Entretanto, seu alto custo de produção torna-o proibitivo em relação às outras técnicas existentes. Estudos estão sendo realizados a fim de desenvolver um método mais econômico para utilização deste agente.

Keywords : ANESTÉSICOS [Gasoso]; ANESTÉSICOS [xenônio].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese