SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Cardiovascular effects of two dexmedetomidine doses: experimental study in dogsClonidine as adjuvant therapy for alcohol withdrawal syndrome in intensive care unit: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

KRAYCHETE, Durval Campos; GUIMARAES, Ana Cristina; CARVALHO, Maria Goreth  and  CARVALHO, Edgar Marcelino de. Papel da lidocaína por via venosa no tratamento da dor na esclerodermia: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.6, pp. 797-801. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000600010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A esclerodermia ou esclerose sistêmica progressiva é uma doença sistêmica do tecido conjuntivo, de causa desconhecida, que costuma cursar com microangiopatia, isquemia de extremidades e dor intensa. O objetivo deste relato é descrever um caso do emprego de lidocaína por via venosa no tratamento da dor no curso de isquemia e enfatizar a possível ação antiinflamatória dos anestésicos locais nos pacientes com esclerodermia. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 34 anos, auxiliar de enfermagem, portadora de esclerodermia há aproximadamente 8 anos, apresentava dor de elevada intensidade (escala numérica =10) nos membros superiores e inferiores, contínua, diária, acompanhada de alterações tróficas, da cor e da temperatura e pequenas úlceras nas extremidades. A paciente foi submetida a uma sessão semanal de lidocaína a 2% (400 mg) sem vasoconstritor por via venosa durante 10 semanas com alívio da dor, do turgor, da elasticidade da pele e da perfusão periférica. CONCLUSÕES: O alívio da dor e de outros sintomas após a administração de lidocaína por via venosa sugere que os anestésicos locais podem modular a resposta inflamatória em vários estágios da esclerodermia.

Keywords : ANESTÉSICOS [Local]; ANESTÉSICOS [lidocaína]; DOENÇAS [esclerodermia]; DOR [Crônica].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese