SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Clonidine as adjuvant therapy for alcohol withdrawal syndrome in intensive care unit: case reportCritical anesthetic incidents in Uruguay - ten years after: comparative study (1990-2000) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GOMES, Marcos Emanuel Wortmann; EVANGELISTA, Paulo Ernani  and  MENDES, Florentino Fernandes. Influência da criação de um serviço de tratamento da dor aguda nos custos e no consumo de drogas analgésicas na sala de recuperação pós-anestésica. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.6, pp. 808-813. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000600012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Sabe-se que a dor aguda pós-operatória apresenta grande influência na evolução dos pacientes cirúrgicos. Mobilização precoce, menor tempo de hospitalização, diminuição de custos e maior satisfação são resultados do adequado manuseio da dor. Observa-se uma tendência mundial ao surgimento de serviços especializados no tratamento da dor pós-operatória. O presente estudo visa descrever a influência da criação de um serviço de tratamento da dor aguda pós-operatória nos custos e no consumo de analgésicos na sala de recuperação pós-anestésica. MÉTODO: Durante os anos de 2000 e 2001 foi realizada coleta prospectiva de dados, através de sistemas informatizados especialistas da Controladoria de nossa instituição, relativos ao consumo e custo de drogas analgésicas na sala de recuperação e ao número de cirurgias realizadas. RESULTADOS: Houve um aumento do consumo e dos custos com analgésicos, assim como uma modificação no perfil de utilização dos mesmos. CONCLUSÕES: A criação do Serviço de Tratamento da Dor Aguda (STDA) em nossa instituição determinou uma mudança no perfil dos analgésicos utilizados. Houve um aumento de consumo e nos custos dessas drogas, sugerindo que os pacientes tiveram um melhor controle da dor pós-operatória.

Keywords : DOR [Aguda]; DOR [pós-operatória]; RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA [sala de recuperação].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese