SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Visceral hyperalgesia and chronic abdominal pain: diagnostic and therapeutic approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

RAMOS, Gilson et al. Marcapasso cardíaco artificial: considerações pré e per-operatórias. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2003, vol.53, n.6, pp. 854-862. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000600015.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O avanço tecnológico da propedêutica médica diagnóstica em cardiologia difundiu grandemente a indicação de marcapasso (MP) cardíaco artificial, definitivo ou temporário. Isso fez com que outros especialistas, além dos cardiologistas, se envolvessem ainda mais no manuseio desses aparelhos. Quando pacientes portadores de MP se apresentam para cirurgia, a participação do anestesiologista pode ser decisiva para o sucesso do procedimento. O objetivo da presente revisão é familiarizar o anestesiologista com as principais indicações clínicas e com o funcionamento desses dispositivos, além dos cuidados pré e per-operatório que se deve ter. CONTEÚDO: Foram tratadas a classificação, funcionamento e as principais indicações clínicas para o implante de MP. Da mesma forma, procurou-se elucidar os principais cuidados pré e per-operatórios relativos ao uso de MP para lograr êxito no procedimento indicado. CONCLUSÕES: O principais conhecimentos sobre o funcionamento do MP e suas indicações clínicas devem fazer parte da prática diária do anestesiologista. Assim, o manuseio e a indicação do MP temporário amplia a atuação desses especialistas, além do que pode salvar vidas, inclusive em situações emergenciais dentro do centro cirúrgico. O uso de eletrocautério deveria ser evitado em portadores de MP.

Keywords : AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA; EQUIPAMENTOS [marcapasso cardíaco].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese