SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1Labor analgesia in protein S deficient patient: case reportEpidural abscess after patient-controlled epidural analgesia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MAGALHAES, Elza; MASCARENHAS, Ana Márcia; KRAYCHETE, Durval Campos  and  SAKATA, Rioko Kimiko. Gabapentina no tratamento da dor decorrente de cistos perineurais sacrais: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.1, pp. 73-77. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000100010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os cistos perineurais podem gerar dor com características neuropáticas de difícil controle. Os anticonvulsivantes são medicações utilizados para tratamento de dores com essas características. O objetivo deste relato é mostrar um caso com total remissão da dor com uso de gabapentina após o insucesso no tratamento com todas as outras alternativas terapêuticas utilizadas. RELATO DE CASO: Paciente de 67 anos, diabética, com queixa de dor lombossacra há dois meses, com as seguintes características: diária, em pontada e queimação, de intensidade leve a moderada e com irradiação para região posterior da coxa. Piorava com o movimento e com a posição ortostática. Há seis meses havia tido um episódio semelhante de dor, que melhorou com o uso de corticoesteróides. A ressonância nuclear magnética da coluna lombossacra mostrava lesões císticas perineurais sacrais em S1, S2 e S3 com diâmetro de 2,5 a 4 cm, comprimindo o saco dural associado à erosão óssea. Foi introduzida a gabapentina em doses progressivas até 900 mg/dia, com alívio completo do quadro álgico. CONCLUSÕES: A dor neuropática provocada pelo cisto de Tarlov pode ser controlada de maneira adequada com gabapentina.

Keywords : DOENÇAS, Neurológica [cistos perineurais]; DOR, Crônica; DROGAS [gabapentina].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese