SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Thyroid function profile in infants submitted to cardiac surgery with cardiopulmonary bypassEffects of pneumoperitoneum on renal hemodynamics and function of dogs under volume and pressure-controlled ventilation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

PENA, Ernesto Leonardo Cárpio et al. Determinação de volumes e pressões de balonetes de tubos traqueais insuflados com ar ambiente ou óxido nitroso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.3, pp. 335-342. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000300007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A pressão exercida pelo balonete do tubo traqueal contra a parede da traquéia deve permitir fluxo capilar adequado e prevenir escapes de ar ou aspiração pulmonar. Esta pesquisa procurou determinar as variações de pressão do balonete insuflado com ar ambiente ou com óxido nitroso a 100%. MÉTODO: Trinta pacientes foram selecionados para receber anestesia geral balanceada com intubação orotraqueal. O balonete foi insuflado conforme critérios clínicos. As medidas de base foram realizadas após 15 minutos do início da anestesia com um manômetro aneróide calibrado em cm de H2O e forneceram os valores iniciais de pressão e volume. Os pacientes foram divididos em dois grupos: balonete reinsuflado com ar ambiente, grupo A, ou com óxido nitroso, grupo B. As medidas de pressão foram obtidas em intervalos até a primeira hora e os resultados comparados. RESULTADOS: Os grupos mostraram-se comparáveis para idade e sexo. Em ambos os grupos os valores basais médios para pressão foram próximos de 40 cmH2O com 8 ml de volume. No grupo com ar ambiente, as pressões aumentaram até 36 cmH2O em uma hora. No grupo de balonete insuflado com N2O, as pressões diminuíram abaixo de 20 cmH2O entre 20 e 30 minutos de anestesia. CONCLUSÕES: O uso de N2O a 100% para insuflação do balonete de sonda traqueal não constitui método seguro, acarretando progressiva perda da capacidade de vedação. O uso de ar ambiente promove aumento de volume e de pressão no balonete, aumentando possibilidade de lesão da mucosa traqueal.

Keywords : ANESTÉSICOS [Gasoso]; ANESTÉSICOS [óxido nitroso]; EQUIPAMENTOS [tubo traqueal]; INTUBAÇÃO TRAQUEAL; TÉCNICAS DE MEDIÇÃO [pressão no balonete].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese