SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Preventing toxic substances production during carbon dioxide absorption by soda lime with halogenate anestheticsSpecific cyclooxygenase-2 inhibitor analgesics: therapeutic advances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MARCOLINO, José Álvaro Marques; VIEIRA, Joaquim Edson; PICCININI FILHO, Luiz  and  MATHIAS, Lígia Andrade da Silva Telles. Tutoria com médicos residentes em anestesiologia: o programa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.3, pp. 438-447. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000300016.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A residência médica pode trazer desgaste emocional. Este artigo descreve um programa de tutoria durante o período de treinamento dos médicos em Anestesiologia. MÉTODO: O programa foi instituído na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Vinte e sete residentes de Anestesiologia participaram do programa e quatro profissionais de saúde constituíram a equipe de tutoria. Um questionário sobre as impressões dos médicos residentes de primeiro e segundo anos, a respeito da formação médica em Anestesiologia foi desenvolvido com doze perguntas e três respostas para cada um, sendo aplicado antes e no fim do programa. Foram constituídos quatro grupos de residentes: residentes do 1º ano; residentes do 2º ano; residentes do 1º ano e 2º ano (2 grupos). As reuniões de tutoria ocorreram mensalmente às quintas-feiras, 7h00, com duração de uma hora. RESULTADOS: O cotidiano do residente foi considerado adequado. Houve redução na frustração e melhoria na auto-confiança. Um número elevado descreveu maior entusiasmo pela Anestesiologia e expectativas mais elevadas em relação ao futuro após a residência. Os tutores relataram a importância de reuniões obrigatórias, a possibilidade discutir a humanização e a possibilidade de despreparo dos tutores como um fator da limitação. CONCLUSÕES: O programa de tutoria pode ser considerado como um instrumento para a adaptação dos residentes no programa de Anestesiologia.

Keywords : ANESTESIOLOGIA [educação médica]; ANESTESIOLOGIA [tutoria].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese