SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4Evaluation of residual neuromuscular block and late recurarization in the post-anesthetic care unitP ET CO2 and SpO2 allow adequate ventilatory adjustment in morbidly obese patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LUZ, Hugo Leonardo de Moura; MOREIRA, Mara Regina Guerreiro; AULER JUNIOR, José Otávio Costa  and  CARMONA, Maria José Carvalho. Influência do emprego de albumina humana sobre a função pulmonar de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.4, pp. 532-541. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000400009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O emprego de albumina humana em cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea (CEC) é controverso, embora seja procedimento utilizado com freqüência. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do uso da albumina humana sobre a função de troca gasosa pulmonar em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio com CEC. MÉTODO: Vinte pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, em relação à solução utilizada no perfusato da CEC: no grupo controle (n = 10) utilizou-se diluição total com solução de Ringer com lactato, também utilizada na hidratação intra-operatória. No grupo albumina (n = 10) foram adicionados 20 g de albumina humana ao perfusato da CEC ou como parte da hidratação no período pós-CEC. A relação entre a pressão arterial de oxigênio e sua fração inspirada (PaO2/FiO2), o gradiente alvéolo-arterial de oxigênio (GA-aO2) e o shunt pulmonar foram avaliados após a indução anestésica, ao final da cirurgia e no primeiro e segundo dias de pós-operatório e comparados nos dois grupos através de Análise de Variância para medidas repetidas (p < 0,05). RESULTADOS: Os dois grupos estudados foram comparáveis em relação às características pré-operatórias, tempo de CEC e de cirurgia. Os valores de PaO2/FiO2, GA-aO2 e shunt pulmonar não mostraram diferença estatisticamente significativas entre os grupos. CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que a adição de albumina humana no perfusato da CEC ou como parte da hidratação intra-operatória em cirurgia revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea não resultou em benefícios para a função pulmonar. Como a albumina apresenta custo elevado, o seu uso rotineiro não está justificado.

Keywords : CIRURGIA [Cardíaca]; CIRURGIA [circulação extracorpórea]; SISTEMA RESPIRATÓRIO [função pulmonar]; VOLEMIA [albumina humana].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese