SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4Evidence-based anesthesiology: what is it and how to practice itPathophysiology of neurological injuries during heart surgery: aspectos fisiopatológicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MORO, Eduardo Toshiyuki  and  MODOLO, Norma Sueli Pinheiro. Indução anestésica com a técnica de seqüência rápida. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.4, pp. 595-606. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000400015.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A indução da anestesia por meio da técnica de seqüência rápida é utilizada, principalmente, para proteger as vias aéreas, quando há risco de aspiração do conteúdo gástrico. O objetivo deste artigo é revisar a técnica e os diferentes protocolos que buscam o uso racional dos fármacos disponíveis, visando condições ideais de intubação traqueal, sem aumentar o risco de aspiração do conteúdo gástrico ou de outras complicações. CONTEÚDO: Apresenta uma revisão da técnica da indução com seqüência rápida, enfatizando o uso racional dos hipnóticos, opióides e bloqueadores neuromusculares (BNM), para reduzir o período entre a perda da consciência e o correto posicionamento do tubo traqueal, ou seja, diminuir o período de maior risco para aspiração e ainda manter excelentes condições de intubação traqueal. CONCLUSÕES: A intubação traqueal após indução anestésica por meio da técnica de seqüência rápida está indicada naqueles pacientes, com risco de aspiração gástrica, em que não há suspeita de intubação traqueal difícil. A indicação correta da técnica, sua aplicação criteriosa e a utilização racional das drogas disponíveis podem promover condições excelentes de intubação, com curto período de latência, rápido retorno da consciência e da respiração espontânea, caso haja falha na intubação traqueal.

Keywords : ANALGÉSICOS [Opióides]; BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Venosa]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [seqüência rápida].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese