SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4Rapid sequence induction of anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LELIS, Rólison Gustavo Bravo  and  AULER JUNIOR, José Otávio Costa. Lesão neurológica em cirurgia cardíaca: aspectos fisiopatológicos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.4, pp. 607-617. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000400016.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em virtude de as lesões neurológicas ocuparem um papel importante no contexto das complicações pós-operatórias, quando comparadas às demais, o presente estudo procurou discutir os principais fatores envolvidos na lesão neurológica peri-operatória em cirurgia cardíaca, as intervenções que buscam diminuir a incidência de lesões neurológicas, enfocando de maneira simples, e a provável gênese genética em tais lesões encefálicas. CONTEÚDO: Este trabalho contém a revisão de artigos que enfocam a fisiopatologia das lesões neurológicas relacionadas a procedimentos cardíacos, sua possível origem genética, bem como uma proposta para sua prevenção. CONCLUSÕES: Muito tem se falado das disfunções cognitivas de pacientes após cirurgia cardíaca, como a revascularização do miocárdio que é motivo do aumento da morbimortalidade observada atualmente e fator de maior tempo de hospitalização. É fato que já houve grandes avanços nessa área a fim de diminuir esses índices, prevendo-se ainda outros que visam a profilaxia de lesões neurológicas.

Keywords : CIRURGIA [Cardíaca]; CIRURGIA [revascularização do miocárdio]; COMPLICAÇÕES [Neurológica]; COMPLICAÇÕES [lesão].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese