SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue5Comparative study of epidural and intravenous fentanyl for postoperative analgesia of orthopedic surgeries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MIYAJI, Karina Takesaki et al. Avaliação da correlação entre o dióxido de carbono expirado e o débito cardíaco em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.5, pp. 625-633. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000500002.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O CO2 expirado (PETCO2) reflete, além da ventilação pulmonar (eliminação), a produção de dióxido de carbono (metabolismo) e o fluxo sangüíneo pulmonar (circulação). Quando o metabolismo e a ventilação são constantes, o CO2 expirado reflete o fluxo sangüíneo pulmonar e, desta forma, o débito cardíaco (DC). Este estudo tem como objetivo a avaliação da correlação entre o dióxido de carbono expirado (PETCO2) e o débito cardíaco em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea (CEC). MÉTODO: Foram estudados 25 pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica com CEC. Após a intubação traqueal iniciou-se a monitorização da PETCO2. A determinação do débito cardíaco (DC) foi feita por método de termodiluição com o uso de cateter de Swan-Ganz e a PaCO2 foi avaliada através de gasometria arterial. Os parâmetros do estudo foram avaliados em quatro momentos: logo após a indução da anestesia geral; antes da circulação extracorpórea, ao término da circulação extracorpórea e ao final da cirurgia. RESULTADOS: O teste estatístico não demonstrou uma correlação entre o CO2 expirado e o DC, assim como o gradiente de dióxido de carbono arterial e expirado (Ga-eCO2) e o DC. Foi encontrada correlação entre a variação dos valores da PETCO2, Ga-eCO2 e DC em relação ao basal antes da CEC com perda da correlação após a CEC até o final da cirurgia. CONCLUSÕES: Neste estudo, onde se avaliam pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com CEC, as alterações de relação ventilação/perfusão ocorridas ao longo do procedimento são, provavelmente, os fatores determinantes da diminuição da correlação entre o débito cardíaco e o valor de dióxido de carbono expirado.

Keywords : CIRURGIA [Cardíaca]; MONITORIZAÇÃO [CO2 expirado]; MONITORIZAÇÃO [débito cardíaco].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese