SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue6Preload during spinal anesthesia for cesarean section: comparison between crystalloid and colloid solutionsNeedle fracture during spinal puncture: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BALLE, Vanessa Rezende; MACHADO, Sheila Braga; GOMES, Marcos Emanuel Wortmann  and  MENDES, Florentino Fernandes. Cesariana em paciente com doença de von Willebrand associada à infecção pelo HIV: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.6, pp. 788-793. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000600006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A doença de von Willebrand é a alteração inata da coagulação mais freqüente em mulheres jovens. A infecção por HIV tem mostrado incidência progressivamente maior em mulheres, constatando-se transmissão vertical em até 25% dos casos. O objetivo deste relato é mostrar o caso de uma paciente com doença de von Willebrand e HIV positivo submetida à cesariana. RELATO DO CASO: Paciente de 24 anos, portadora de anemia microcítica, doença de von Willebrand e HIV, chegou à emergência obstétrica em início de trabalho de parto. Não realizou pré-natal. Foi indicada cesariana a fim de diminuir os riscos de transmissão vertical em paciente com carga viral de HIV desconhecida. Apresentava hematomas pelo corpo e história de hematoma de parede abdominal em cesariana anterior. Os testes de coagulação eram pouco alterados. Após infusão de concentrado de fator VIII foi realizada anestesia geral. Mãe e recém-nascido apresentaram evolução satisfatória. CONCLUSÕES: A avaliação de manifestações clínicas em pacientes com coagulopatia é fundamental na decisão do tipo de anestesia a ser indicada para cada paciente. A avaliação deve ser individualizada, considerando os riscos e benefícios da técnica escolhida. Nestas pacientes, deve-se sempre restringir ao máximo a indicação de interrupção da gestação por via alta, optando-se sempre pelos métodos menos invasivos. A terapia com concentrado de fator VIII é atualmente a melhor opção de tratamento, corrigindo a deficiência específica e diminuindo os riscos de transmissão viral.

Keywords : CIRURGIA [Obstétrica]; CIRURGIA [cesariana]; DOENÇAS [von Willlebrand]; DOENÇAS [síndrome da imunodeficiência adquirida].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese