SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue6Anesthesia in Mckusick-Kaufman syndrome patient: case reportMethylene blue to treat anaphylaxis during anesthesia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CURTIS, Fábio Geraldo; FURLANI, Robson  and  CASTIGLIA, Yara Marcondes Machado. Injeção intravascular acidental de ropivacaína a 0,5% durante a realização de anestesia peridural torácica: relato de casos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.6, pp. 802-808. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000600009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A ropivacaína foi introduzida na prática clínica há pouco mais de dez anos, associando-se a baixo risco de complicações do sistema nervoso central e cardiovascular. O objetivo destes relatos é apresentar um caso de parada cardíaca e outro de toxicidade neurológica, após injeção intravascular acidental da ropivacaína, durante a realização de anestesias peridurais. RELATO DOS CASOS: Trata-se de duas pacientes submetidas a cirurgias plásticas estéticas sob anestesia peridural torácica com ropivacaína a 0,5%. Durante a realização da técnica, uma delas apresentou parada cardíaca em assistolia e a outra, toxicidade neurológica. Prontamente atendidas, ambas apresentaram rápida recuperação, tendo sido possível a realização dos respectivos atos cirúrgicos. CONCLUSÕES: O reconhecimento e o tratamento rápidos da injeção intravascular acidental, bem como as características farmacológicas da ropivacaína foram decisivos, em ambos os casos, na boa recuperação das pacientes.

Keywords : ANESTÉSICOS [Local]; ANESTÉSICOS [ropivacaína]; COMPLICAÇÕES [injeção acidental]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Regional]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [peridural].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese