SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue6Pulmonary edema after topic phenylephrine absorption during pediatric eye surgery: case reportAnesthesia for cesarean section in a patient with congenital adrenal hyperplasia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

VANNI, Simone Maria D'Angelo. Injeção subaracnóidea inadvertida de corticóide em tratamento de dor crônica da coluna lombar: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2004, vol.54, n.6, pp. 821-825. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000600012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Antes que os corticóides fossem utilizados no espaço peridural para o tratamento de dor crônica da coluna lombar, a injeção subaracnóidea desses agentes era a escolha. A técnica subaracnóidea pode levar a sérias complicações com seqüelas neurológicas, embora alguns autores ainda a preconizem. O objetivo deste relato é mostrar um caso de injeção inadvertida de corticóide associado ao anestésico local no espaço subaracnóideo, quando da realização de punção peridural para tratamento de dor na coluna lombar. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 46 anos, acompanhado pela neurocirurgia por apresentar ciatalgia à direita, há 9 meses, sem melhora com o tratamento clínico, devido a protrusão discal L4-L5 comprovada por estudo tomográfico, sem déficit neurológico. Foi realizada punção peridural para tratamento da dor, em L4-L5 com agulha 17G, e injetados 10 ml de solução contendo 4 ml de bupivacaína a 0,25%, 80 mg de metilprednisolona e 4 ml de solução fisiológica a 0,9%. Apesar de não se ter constatado refluxo de líquor, após 5 minutos da injeção ocorreram bloqueios sensitivo em T4 e motor em T6, associados à diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca. CONCLUSÕES: As punções subaracnóideas acidentais com associação de corticóides para tratamento de dor podem apresentar complicações. Os seus riscos são inúmeros, variando de sintomas temporários leves a lesões nervosas e, inclusive, na medula espinhal. O paciente em questão não apresentou nenhuma seqüela da injeção subaracnóidea inadvertida, provavelmente por ter sido injeção única.

Keywords : COMPLICAÇÕES [injeção acidental]; DOR [Crônica]; DROGAS [Corticoesteróide].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese