SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1Carbon dioxide embolism during laparoscopic surgery: case reportLabour analgesia in parturient with uncorrected tetralogy of Fallot: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BREITENBACH, Vanessa  and  WILSON, David Henry. Anestesia em gestante com hipertensão intracraniana por meningite tuberculosa: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.1, pp. 90-94. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000100011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Está bem estabelecido que a técnica anestésica de escolha para cesariana eletiva é a anestesia regional. Porém, em gestantes com hipertensão intracraniana e infecção do sistema nervoso central esta técnica deve ser evitada. O objetivo deste artigo é relatar o manejo anestésico de uma gestante, com hipertensão intracraniana secundária à meningite tuberculosa, que foi submetida à cesariana eletiva. RELATO DO CASO: Paciente  branca, 32 anos, 60 kg, 1,62 m de estatura, na 36ªsemana de idade gestacional, agendada para interrupção cirúrgica da gestação por apresentar-se tetraparética, com hidrocefalia decorrente de meningite tuberculosa. Escolheu-se a anestesia geral para a cesariana com indução em seqüência rápida e manobra de Sellick para a intubação traqueal. As drogas utilizadas foram tiopental (250 mg), rocurônio (50 mg), fentanil (100 µg) e lidocaína (60 mg) por via venosa. A indução anestésica foi suave e mantida com isoflurano até o início do fechamento da pele da paciente, com mínimas alterações de seus sinais vitais e do recém-nascido, que recebeu índice de Apgar 8 e 9, no 1º e 5º minutos, respectivamente. A paciente despertou precocemente, sem deficits neurológicos adicionais. CONCLUSÕES: A anestesia geral ainda é a técnica anestésica preferida para cesariana em gestantes com hipertensão intracraniana, utilizando-se drogas de meia-vida curta e que tenham mínima interferência na pressão intracraniana e no recém-nascido.

Keywords : ANESTESIA [Geral]; CIRURGIA, Obstétrica [cesariana]; COMPLICAÇÕES [hipertensão intracraniana].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese