SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3Anesthesia in patient with moyamoya disease: case reportThoracoscopic sympathectomy to treat palmar hyperhydrosis: anesthetic implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BARBOSA, Fabiano Timbó; CORREIA, Marta Cristiane Bezerra; CUNHA, Rafael Martins da  and  CAVALCANTI, Ismar Lima. Anestesia peridural torácica para cirurgia plástica de mama em paciente portadora de miastenia gravis: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.3, pp. 354-360. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000300013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A miastenia gravis é uma doença crônica, auto-imune, caracterizada pela fraqueza da musculatura esquelética em decorrência da diminuição dos receptores de acetilcolina na junção neuromuscular. O objetivo deste relato é mostrar um caso de paciente com miastenia gravis submetida a anestesia peridural torácica para cirurgia plástica de mama. RELATO DO CASO: Paciente com 51 anos, portadora de miastenia gravis foi submetida a anestesia peridural torácica com bupivacaína e fentanil. Não houve sinais de depressão respiratória. A paciente recebeu alta hospitalar após 36 horas. CONCLUSÕES: O presente caso sugere como conduta anestésica para o paciente portador de miastenia gravis a anestesia peridural como técnica única, sem a obrigatoriedade de intubação orotraqueal.

Keywords : DOENÇAS [miastenia gravis]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional [peridural].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese