SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4Methadone to treat non-oncologic neuropathic pain: case reportsStrictu sensu post-graduation in anesthesiology: experience of ten years at Universidade Estadual Paulista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LUFT, Ana  and  MENDES, Florentino Fernandes. S(+) cetamina em baixas doses: atualização. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.4, pp. 460-469. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000400011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A utilização, em baixas doses, de cetamina e de seus isômeros apresenta perspectivas promissoras em anestesia e na analgesia pós-operatória. O objetivo desse trabalho foi revisar as propriedades do uso de baixas doses de cetamina que justifiquem seu uso em anestesia e em analgesia pós-operatória. CONTEÚDO: Vários artigos da literatura sugerem que a cetamina apresenta propriedades de analgesia preemptiva e preventiva em relação à dor pós-operatória, diminuindo o consumo de opióides e melhorando a satisfação dos pacientes. Os fenômenos de tolerância e de hiperalgesia induzidos pela utilização de opióides podem ser atenuados pelo uso da cetamina em baixas doses. Ela diminui o consumo de anestésicos inalatórios e possivelmente apresenta propriedades que podem ser interessantes na proteção da célula nervosa isquêmica. Efeitos promissores, como a neuroproteção e a melhora de resultados, em longo prazo, necessitam de mais estudos. CONCLUSÕES: Em baixas doses a S(+) cetamina apresenta, na maioria dos estudos, efeito preventivo, diminuindo a sensibilização do SNC, a tolerância e a hiperalgesia induzida por opióides, o consumo de anestésicos, o uso de analgésicos e a incidência de efeitos adversos pós-operatórios.

Keywords : ANESTÉSICOS [cetamina]; COMPLICAÇÕES [Pós-Operatório]; DOR [Tratamento].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese