SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5Radiological evaluation of the spread of different local anesthetic volumes during posterior brachial plexus blockIntraoperative analgesic effect of epidural ketamine, clonidine or dexmedetomidine for upper abdominal surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BOOS, Gustavo Luchi; SOARES, Luiz Fernando  and  OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de. Disfunção cognitiva pós-operatória: prevalência e fatores associados . Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.5, pp. 517-524. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000500006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A disfunção cognitiva pós-operatória (DCPO) está relacionada a fatores como o estado físico, distúrbios eletrolíticos, visuais e imunológicos, alcoolismo, fármacos e senilidade. Este estudo teve por objetivos determinar a prevalência de DCPO e seus fatores associados. MÉTODO: Foram estudados 55 pacientes, com idade entre 18 e 89 anos, submetidos a cirurgias eletivas ortopédicas, urológicas, digestivas ou vasculares, sob anestesia geral ou regional. Foi aplicado o Mini-Exame de Estado Mental (MEEM) na véspera da data da cirurgia (M0), 24 horas após (M1) e 3 a 7 dias após a cirurgia (M2). A DCPO foi caracterizada por escore do MEEM menor que 24/30 pontos ou diferença maior ou igual a 4 pontos em relação a M0. As variáveis utilizadas nas análises uni e multivariadas foram a idade, o sexo, o tipo de anestesia, o tipo de cirurgia, a ocorrência de hipotensão arterial, hipoxemia ou hipocapnia intra-operatórias, o uso de atropina e a duração da cirurgia. RESULTADOS: DCPO ocorreram em oito pacientes (14,54%). Todos os casos de DCPO ocorreram em pacientes com idade superior a 65 anos. Nesta faixa etária, a prevalência de DCPO foi de 28,57%. Somente a idade e os valores pré-anestésicos do MEEM diferiram entre os que apresentaram e os que não apresentaram DCPO. O modelo logístico incluiu somente o escore pré-anestésico do MEEM. CONCLUSÕES: Entre as variáveis incluídas neste estudo, somente o valor pré-anestésico do escore do MEEM pode ser considerado um fator de previsão independente da ocorrência de DCPO.

Keywords : COMPLICAÇÕES [disfunção cognitiva pós-operatória].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese