SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5Myocardial protection in cardiac surgerySystemic hypertension and anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LAGES, Neusa et al. Náuseas e vômitos no pós-operatório: uma revisão do "pequeno-grande" problema. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.5, pp. 575-585. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000500013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Apesar da investigação contínua e do desenvolvimento de novos fármacos e técnicas, as náuseas e vômitos no pós-operatório (NVPO) são freqüentes e podem contribuir para o desenvolvimento de complicações com conseqüente aumento dos custos hospitalares e dos recursos humanos. Os objetivos deste artigo são a revisão dos mecanismos fisiológicos, dos fatores de risco e das medidas terapêuticas disponíveis para o manuseio de NVPO. CONTEÚDO: Várias são as estratégias de manuseio de NVPO sugeridas neste artigo, destacando-se, no entanto, as linhas de orientação emitidas por Gan em 2003. Estas constituem a contribuição mais recente para a estratificação de risco, prevenção e tratamento dos pacientes com NVPO. CONCLUSÕES: Embora o manuseio de NVPO tenha melhorado nos últimos anos, estes ainda ocorrem freqüentemente em grupos de risco elevado. A estratégia atual para a prevenção e manuseio de NVPO permanece por estabelecer e as linhas de orientação de Gan deverão ser adaptadas a cada população de pacientes e à instituição hospitalar.

Keywords : ANTIEMÉTICOS; COMPLICAÇÕES [náusea]; COMPLICAÇÕES [vômito pós-operatório].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese