SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5Postoperative nausea and vomiting: a review of the "minor-major" problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LORENTZ, Michelle Nacur  and  SANTOS, Alexandre Xavier. Hipertensão arterial sistêmica e anestesia . Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.5, pp. 586-594. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000500014.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Devido à grande prevalência da hipertensão arterial sistêmica na população e a falta de consenso sobre que níveis pressóricos o anestesiologista deve aceitar para induzir uma anestesia para cirurgia eletiva, realizou-se uma revisão na literatura que trata da associação hipertensão arterial e anestesia. Considerando que a suspensão de uma cirurgia implica em gastos, o que torna a Medicina cada vez mais cara, e que, por outro lado, o ato anestésico deve ser realizado com a maior segurança possível, o objetivo desse trabalho foi analisar as evidências da literatura que possam nortear a prática clínica. CONTEÚDO: O artigo apresenta incidência e classificação da hipertensão arterial sistêmica além de relatar e comentar trabalhos relevantes que abordam a hipertensão arterial no paciente cirúrgico. CONCLUSÕES: Ainda não estão estabelecidos quais níveis máximos de pressão são compatíveis com uma cirurgia eletiva, sendo que, atualmente, os critérios para a suspensão da cirurgia no paciente hipertenso mal controlado são muito mais baseados em dados empíricos que em evidências. Existe uma tendência em postergar a cirurgia quando a PA é superior a 180/110 mmHg, mas cada caso deve ser analisado isoladamente, valorizando mais lesões em órgãos alvo que a pressão arterial propriamente dita.

Keywords : AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA; DOENÇAS [hipertensão arterial].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese