SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6Residual neuromuscular block after rocuronium or cisatracuriumHemodynamic and ventilatory effects of volume or pressure controlled ventilation in dogs submitted to pneumoperitoneum. Comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GONCALVES, Luciana Oliveira  and  CICARELLI, Domingos Dias. Manobra de recrutamento alveolar em anestesia: como, quando e por que utilizá-la. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.6, pp. 631-638. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000600006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A manobra de recrutamento alveolar (MRA) consiste na reabertura de áreas pulmonares colapsadas através do aumento da pressão inspiratória na via aérea, utilizada principalmente em pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação da MRA em anestesia, como realizá-la e em quais situações clínicas. MÉTODO: Revisão de literatura através da base de dados MedLine, no período compreendido entre 1993 e 2004. RESULTADOS: A forma mais utilizada para realização da MRA é a insuflação sustentada pelo modo CPAP com pressões que variam de 30 a 40 cmH2O por 30 a 90 segundos. As cirurgias laparoscópicas, as cirurgias com ventilação monopulmonar, cirurgias cardíacas, pacientes obesos e pacientes pediátricos foram as situações clínicas em que a MRA trouxe benefício aos pacientes. CONCLUSÕES: A MRA pode ser útil na prática anestésica, melhorando a oxigenação pós-operatória e desfazendo atelectasias de pacientes submetidos à anestesia geral.

Keywords : ANESTESIA [Geral]; COMPLICAÇÕES [atelectasias]; PEEP; VENTILAÇÃO MECÂNICA [manobra de recrutamento alveolar].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese