SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6Bronchial rupture after intubation with double lumen endotracheal tube: case reportIs superior hypogastric plexus block effective for treatment of chronic pelvic pain? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

TONELLI, Deoclécio et al. Anestesia em criança com síndrome de Guillain-Barré após vacina de sarampo: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2005, vol.55, n.6, pp. 665-668. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000600010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A síndrome de Guillain-Barré após vacina de sarampo é rara. O diagnóstico muitas vezes é tardio, o que leva a um aumento da morbidade. O presente relato apresenta um caso avançado e os cuidados especiais exigidos durante a anestesia. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, com quatro anos de idade com síndrome de Guillain-Barré desde um ano de idade, foi submetido a gastrostomia sob anestesia geral sem intercorrências, com sevoflurano e sem bloqueadores neuromusculares. CONCLUSÕES: O caso ilustra a raridade etiológica de uma síndrome importante na prática anestésica assim como os eventos adversos pós-vacinação, a melhor escolha para a equipe anestésica e as complicações da síndrome de Guillain-Barré na infância.

Keywords : ANESTESIA, Geral [inalatória]; DOENÇAS [síndrome de Guillain-Barré].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese