SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Epidural hematoma after general anesthesia associated with postoperative analgesia with epidural catheter in patient using low molecular weight heparin: case reportHoarseness after tracheal intubation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MORO, Eduardo Toshiyuki; FERRAZ, Alexandre A. Fontana  and  MODOLO, Norma Sueli Pinheiro. Anestesia e o usuário de Ecstasy. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2006, vol.56, n.2, pp. 183-188. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000200010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Nos últimos anos o número de novos usuários de agentes ilícitos tem aumentado de forma significativa em todo o mundo. A maconha e a cocaína, além do álcool e do tabaco, têm sido os agentes citados com freqüência, porém houve um aumento significativo de usuários de outros agentes psicoestimulantes ou alucinógenos, como o Ecstasy, o GHB, o LSD e a metanfetamina, empregados com o objetivo de intensificar as experiências sociais. O objetivo do presente artigo foi discutir a apresentação clínica, os efeitos deletérios e as potenciais interações com o ato anestésico no paciente cirúrgico usuário desses agentes ilícitos. CONTEÚDO: O artigo discute os mecanismos de ação, a apresentação clínica, os efeitos deletérios e as possíveis repercussões observadas durante a anestesia no usuário de MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina), também conhecido como Ecstasy. CONCLUSÕES: A apresentação clínica e os efeitos deletérios provocados pelo 3,4-metilenodioximetanfetamina (Ecstasy), assim como potenciais interações com o ato anestésico devem ser do conhecimento do anestesiologista, pois em muitas situações esses usuários serão submetidos a intervenções cirúrgicas de emergência, ou mesmo eletivas.

Keywords : COMPLICAÇÕES [drogas ilícitas]; FARMACOLOGIA [metilenodioximetanfetamina].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese