SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue3The first to use surgical anesthesia was not a dentist, but the physician Crawford Williamson Long author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

UDELSMANN, Artur. Bioética: aspectos de interesse do anestesiologista. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2006, vol.56, n.3, pp. 325-333. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000300011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A evolução da Medicina exige dos profissionais da saúde a realização de uma série de reflexões de cunho ético, diante de situações enfrentadas diariamente, de maneira a não transgredir regras morais, éticas e legais. O objetivo deste artigo foi abordar os princípios da bioética que devem ser observados durante o exercício da Anestesiologia. CONTEÚDO: Após a introdução histórica e a definição de bioética como uma ciência de cunho filosófico, são demonstradas as interfaces desta com o Direito. Os princípios da beneficência, da não-maleficência, do respeito à autonomia e da justiça são apresentados como pontos essenciais da prática da Anestesiologia e cujo objetivo é, primordialmente, a preservação da dignidade do ser humano. A observação desses princípios protege o paciente de resultados inesperados, indesejáveis e também o anestesiologista de implicações na esfera ética ou jurídica em face de complicações fortuitas. CONCLUSÕES: A bioética tornou-se inseparável no âmbito das discussões da saúde; para o progresso da Anestesiologia e da pesquisa tornam-se necessários os conhecimentos dessa área na prática da especialidade. Embora de cunho filosófico, de certa maneira um pouco longe da especialidade que prima pela atenção aguda ao paciente, os anestesiologistas têm todo interesse em conhecer essa nova ciência que cada dia mais, certamente, influenciará a prática da especialidade, de maneira a proteger seus pacientes e evitar mais transtornos na prática de uma especialidade já bastante difícil no país.

Keywords : ANESTESIOLOGIA, Bioética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese