SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Catheters and anesthetic solutions in regional peripheral anesthesia: Quo Vadis? Case Reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BUSSOLOTTI, Raquel Marcondes; BOSCARIOL, Maria Jacqueline  and  GIROUD, Eduardo Henrique Joaquim. Anestesia ambulatorial para radioterapia em paciente portador de miastenia gravis: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2006, vol.56, n.4, pp. 419-425. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000400011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A miastenia gravis (MG) é doença auto-imune rara, caracterizada pela redução de receptores nicotínicos na junção neuromuscular, com incidência de 14/100.000. O objetivo deste relato foi descrever o caso de paciente portador de miastenia gravis submetido à anestesia geral balanceada, para tratamento radioterápico de carcinoma espinocelular de parótida, em regime ambulatorial. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 87 anos, 87 kg, estado físico ASA III, com história de miastenia gravis; acidente vascular encefálico prévio (AVE); marca-passo por bloqueio atrioventricular total; hipertensão arterial sistêmica (HAS). Foram programadas sete sessões de radioterapia de 20 minutos para tratamento de tumor de parótida, sob anestesia geral. Na sala de radioterapia foi monitorizado com cardioscópio, monitor de pressão arterial não-invasiva, oxímetro de pulso, e submetido à anestesia geral com propofol e sevoflurano. Após a indução, foi mantido em ventilação espontânea com cânula de Guedel e cateter nasofaríngeo com O2 /sevoflurano, para acomodação da máscara imobilizadora. Na sala de recuperação pós-anestésica, não apresentou complicações. CONCLUSÕES: A escolha dos anestésicos e o acompanhamento clínico criterioso permitiram a boa evolução do paciente, com AVE prévio, cardiopata e idoso, submetido à anestesia geral balanceada para procedimento de aplicação de radioterapia, em regime ambulatorial.

Keywords : ANESTESIA, Ambulatorial; DOENÇAS [miastenia gravis]; TERAPÊUTICA [radioterapia].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese