SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue6Anesthesia in a patient with Steinert disease: case reportPreoperative exams: a critical analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MARQUES, Mirna Bastos et al. Uso da abordagem lateral para introdução de máscara laríngea durante craniotomia em paciente acordado: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2006, vol.56, n.6, pp. 654-657. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000600010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Durante uma craniotomia em que se realiza o teste de Afasia de Aachen com o paciente acordado e cooperativo, é necessário o uso da técnica anestésica "dormindo-acordado-dormindo". O objetivo deste relato de caso foi descrever a técnica anestésica utilizada em paciente com sinais de via aérea difícil. RELATO DO CASO: Descreveu-se o caso de um paciente submetido à ressecção de um tumor no lobo temporal esquerdo, no giro de Wernicke, com sinais clínicos de via aérea difícil. Foi utilizada a técnica "dormindo-acordado-dormindo", com infusão contínua de propofol e remifentanil. A via aérea foi mantida com o uso da máscara laríngea, por abordagem lateral. CONCLUSÕES: A técnica utilizada foi eficaz para a obtenção de um paciente acordado e cooperativo no intra-operatório, tendo sido assegurada permeabilidade da via aérea com o uso da máscara laríngea. A inserção desse dispositivo por abordagem lateral é de especial interesse por se tratar de um paciente com possível dificuldade de acesso à via aérea, em procedimento cirúrgico em que era necessário evitar deslocamento do paciente e contaminação do campo cirúrgico.

Keywords : ANESTÉSICOS, Venoso [propofol]; ANESTÉSICOS, Venoso [remifentanil]; ANESTÉSICOS, Venoso [Local]; ANESTÉSICOS, Venoso [ropivacaína]; CIRURGIA, Neurocirurgia [craniotomia acordado]; EQUIPAMENTOS, Máscara laríngea.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese