SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue2Hematoma after epidural anesthesia: conservative treatment. Case reportPsoas muscle abscess after epidural analgesia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

SEGABINAZZI, Daniel; BRESCIANINI, Betina Comiran; SCHNEIDER, Felipe Gornicki  and  MENDES, Florentino Fernandes. Hematoma após raquianestesia tratado conservadoramente: relato de caso e revisão da literatura. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.2, pp. 188-194. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000200008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Durante a realização de anestesia espinal existe o risco de ocorrer sangramentos. A compressão do tecido nervoso, secundária à formação de hematoma, pode determinar o surgimento de lesão neurológica que se não for diagnosticada e tratada a tempo pode ser permanente. A identificação dos fatores de risco, o diagnóstico e o tratamento precoce da compressão são importantes para o prognóstico do paciente. O objetivo deste trabalho foi descrever um caso de hematoma após raquianestesia tratado de forma conservadora e revisar os trabalhos na literatura. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 73 anos, 65 kg, 1,67 m, estado físico ASA III. Foi submetido a raquianestesia para retirada de cateter de diálise peritoneal. Durante a realização da punção ocorreram parestesias no membro inferior direito. Foram injetados 15 mg de bupivacaína hiperbárica a 0,5% sem vasoconstritor. Vinte e quatro horas após a realização do bloqueio o paciente permanecia com anestesia em sela e com dor lombar, e 48 horas após o procedimento apresentou incontinência urinária. A ressonância nuclear magnética demonstrou existência de processo expansivo subaracnóideo, com compressão de raízes nervosas (L4 a S1). Após avaliação do neurocirurgião, instituiu-se tratamento conservador. O paciente recebeu alta hospitalar no 18° dia de pós-operatório, assintomático. CONCLUSÕES: O caso apresentado mostrou boa evolução com o tratamento conservador.

Keywords : COMPLICAÇÕES [hematoma]; TÉCNICA ANESTÉSICA, Regional [subaracnóidea].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese