SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3Subarachnoid anesthesia for cesarean section in a patient with multiple sclerosis: case reportVon Willebrand's disease and anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LUFT, Ana  and  MENDES, Florentino Fernandes. Anestesia no paciente usuário de cocaína. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.3, pp. 307-314. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000300009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A cocaína é a droga ilícita mais freqüentemente associada a óbitos, e suas implicações perioperatórias nos pacientes agudamente intoxicados ou com história de uso crônico precisam ser bem conhecidas pelos anestesiologistas. O conhecimento da neurofisiologia, da farmacologia e das conseqüências fisiopatológicas decorrentes do uso da cocaína poderá facilitar o cuidado desses pacientes. O objetivo deste trabalho foi revisar as informações sobre a cocaína e suas interações com a anestesia. CONTEÚDO: O artigo discute a farmacologia da cocaína, as conseqüências fisiopatológicas decorrentes do seu uso e as interações com a anestesia. CONCLUSÕES: A compreensão e o reconhecimento precoce das complicações associadas ao uso de cocaína são essenciais para o manuseio adequado de pacientes usuários desta droga. O anestesiologista deve estar preparado, pois tanto as anestesias regionais quanto a geral apresentam riscos significativos nesses pacientes.

Keywords : COMPLICAÇÕES [drogas ilícitas]; DROGAS [cocaína].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese