SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3Anesthesia in cocaine usersOxytocin in cesarean sections: what is the best way to use it? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BARBOSA, Fabiano Timbó; CUNHA, Rafael Martins da  and  BARBOSA, Luciano Timbó. Doença de von Willebrand e anestesia. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.3, pp. 315-323. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000300010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A doença de von Willebrand ocorre devido à mutação no cromossomo 12 e é caracterizada por deficiência qualitativa ou quantitativa do fator de von Willebrand. A diversidade de mutações leva ao aparecimento das mais variadas manifestações clínicas possibilitando a divisão dos pacientes em vários tipos e subtipos clínicos. A coagulopatia se manifesta basicamente através da disfunção plaquetária associada à diminuição dos níveis séricos do fator VIII coagulante. O objetivo dessa revisão foi mostrar os cuidados relacionados aos pacientes portadores da doença de von Willebrand durante o período perioperatório. CONTEÚDO: Foram definidas as características da doença de von Willebrand quanto à fisiopatologia, à classificação, ao diagnóstico laboratorial, ao tratamento atual e aos cuidados com o manuseio do paciente no período perioperatório. CONCLUSÕES: A doença de von Willebrand é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum, porém ela é subdiagnosticada pela complexidade da própria doença. A correta classificação do paciente, o uso apropriado da desmopressina e a transfusão do fator de von Willebrand são medidas fundamentais para a realização do procedimento anestésico bem-sucedido.

Keywords : DOENÇAS, Hematológica [doença de von Willebrand].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese