SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue4Acute coronary syndrome in a patient with severe coronary artery disease after laparoscopic cholecystectomySubcutaneous emphysema during breast augmentation: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CARDOSO, Hugo Eckener Dantas de Pereira et al. Disfunção temporária do nervo lingual após uso de máscara laríngea: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.4, pp. 410-413. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000400009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A máscara laríngea tem sido utilizada com freqüência em Anestesiologia. O emprego dessa técnica, embora esteja relacionado com um menor número de complicações quando comparado com a cânula traqueal, não é isento de morbidade, principalmente, nos casos de via aérea difícil. O objetivo desse relato foi apresentar um caso de lesão unilateral de nervo lingual após o uso da máscara laríngea. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino foi submetida à intervenção cirúrgica para troca de prótese mamária bilateral, sob anestesia geral balanceada, com máscara laríngea de tamanho 3. O volume aplicado para insuflação do balonete foi de 30 mL de ar. Após a primeira hora do pós-operatório, iniciou quadro de dormência e dor na garganta e nos dois terços posteriores da língua que evoluiu em 24 horas com perda da percepção do sabor dos alimentos. A suspeita diagnóstica foi de neuropraxia do nervo lingual pelo uso de máscara laríngea. Esse quadro se manteve por três semanas, período em que se obteve resolução dos sintomas. CONCLUSÃO: Complicações após o uso de máscara laríngea, apesar de raras, podem ocorrer. A neuropraxia do nervo lingual é uma delas. O seu diagnóstico é clínico, e a sua evolução, favorável, com resolução dos sintomas em semanas ou meses.

Keywords : COMPLICAÇÕES [lesão nervosa, nervo lingual]; EQUIPAMENTOS [Máscara laríngea].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese