SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue5Control of postoperative pain following total knee arthroplasty: is it necessary to associate sciatic nerve block to femoral nerve block?Spinal cord stimulation in the treatment of refractory painful polineuropathy induced by chemotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LORENTZ, Michelle Nacur  and  GONTIJO FILHO, Bayard. Anestesia para correção de tetralogia de Fallot em paciente adulto: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.5, pp. 525-532. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000500007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A cardiopatia congênita é um dos problemas mais comuns ao nascimento acometendo 1 a 1,5 em cada 10.000 nascidos vivos. Atualmente mais de 85% das crianças com cardiopatias congênitas chegam à idade adulta em parte devido aos novos tratamentos, mas sobretudo em virtude da tendência de se realizarem correções cirúrgicas mais precoces. Por outro lado, é raro encontrar um adulto com tetralogia de Fallot (T4F) não-corrigida. O objetivo do presente relato foi descrever um caso de T4F submetido à correção cirúrgica na idade adulta. RELATO DO CASO: Paciente de 45 anos, sexo feminino, portadora de T4F internada para realização de correção cirúrgica. Ao exame físico apresentava-se cianótica nas extremidades e com saturação de oxigênio (SpO2) de 73%. Foi realizada anestesia geral balanceada com etomidato, fentanil, pancurônio e sevoflurano. A correção cirúrgica realizada foi o fechamento da comunicação ventricular e interposição de conduto valvado pulmonar n° 24, posteriormente foi fenestrado o septo ventricular. À saída de circulação extracorpórea (CEC) foram administradas milrinona e dopamina. A SpO2 ao fim da operação era 97%. Após o procedimento cirúrgico a paciente foi encaminhada ao CTI, onde permaneceu por 72 horas e teve alta hospitalar no oitavo dia pós-operatório em boas condições. CONCLUSÕES: O caso ilustrou sucesso de intervenção cirúrgica em paciente de alto risco com grande interação entre cirurgião, anestesista e terapia intensiva.

Keywords : ANESTESIA, Cardíaca; DOENÇAS, Cardíaca [congênita, tetralogia de Fallot].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese