SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue5Spinal cord stimulation in the treatment of refractory painful polineuropathy induced by chemotherapyAnesthesia and the long QT syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BARBOSA, Fabiano Timbó. Síndrome da infusão do propofol. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.5, pp. 539-542. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000500009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A síndrome da infusão do propofol tem sido descrita como uma síndrome rara e quase sempre fatal que ocorre após infusão prolongada desse fármaco. Ela pode resultar em acidose metabólica grave, rabdomiólise, colapso cardiovascular e morte. O objetivo deste artigo foi mostrar aspectos relacionados com a síndrome da infusão do propofol por meio da revisão de literatura. CONTEÚDO: Estão definidas as características da síndrome da infusão do propofol quanto à fisiopatologia, características clínicas, tratamento e recomendações de dose para pacientes gravemente enfermos. CONCLUSÕES: O propofol deve ser usado com cautela quando se planeja seu uso sob regime de infusão contínua por períodos prolongados. O surgimento de sinais sugestivos da síndrome da infusão do propofol indica a suspensão imediata do fármaco e início de medidas de suporte.

Keywords : ANESTÉSICO, Venoso, propofol; COMPLICAÇÕES [síndrome da infusão do propofol].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese