SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número5Síndrome de la infusión del propofolAntifibrinolíticos y cirugía cardíaca con circulación extracorpórea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Anestesiologia

versión impresa ISSN 0034-7094

Resumen

LORENTZ, Michelle Nacur  y  RAMIRO, Flávio Gouveia Camelo. Anestesia e síndrome do QT longo. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.5, pp. 543-548. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000500010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As disritmias cardíacas são fatores importantes de morbimortalidade no período perioperatório. Dentre as causas de disritmias, a síndrome do QT longo, tanto em sua forma genética como adquirida deve ser lembrada, já que muitos fármacos usados em anestesia, bem como ocorrências no período perioperatório podem prolongar o intervalo QT e precipitar disritmias cardíacas potencialmente malignas. CONTEÚDO: Revisão da síndrome do QT longo (LQTS), abordando suas causas e sua definição, assim como os mecanismos da doença. Além de citar vários fármacos implicados no prolongamento do intervalo QT, as abordagens anestésicas mais adequadas para os pacientes afetados são sugeridas. CONCLUSÃO: A síndrome do QT longo, possível causa de morbimortalidade intra e pós-operatória, pode estar relacionada com fármacos utilizados durante anestesia. Essa condição demanda conhecimento do anestesiologista a fim de evitar desfecho desfavorável do ato operatório.

Palabras llave : DOENÇAS, Cardíaca [síndrome do QT longo]; DROGAS [antiarrítmicos].

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués