SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue5Pain evaluation in neonatology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

SILVA, Yerkes Pereira e; GOMEZ, Renato Santiago; MAXIMO, Thadeu Alves  and  SILVA, Ana Cristina Simões e. Sedação e analgesia em neonatologia. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.5, pp. 575-587. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000500013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A importância do estudo da dor em Neonatologia se deve ao fato de que a sensação de dor e estresse significa sofrimento e desconforto para os recém-nascidos e, apesar desse conhecimento, pouco tem sido feito para minimizá-los. Nessa revisão foram discutidas: a prevenção da dor, as medidas não-farmacológicas e farmacológicas para o seu tratamento e a sedação em recém-nascidos. CONTEÚDO: Várias são as medidas não-farmacológicas que podem ser tomadas com intuito de prevenir a dor nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e também para tornar o ambiente mais humanizado e menos estressante para os pacientes e seus familiares. O tratamento da dor no recém-nascido consiste em medidas não-farmacológicas (sucção não-nutritiva, glicose) e farmacológicas (analgésicos não-opióides, opióides e anestésicos locais). A sedação em recém-nascidos é produzida por fármacos que agem diminuindo a atividade, a ansiedade e a agitação do paciente, podendo levar à amnésia de eventos dolorosos ou não-dolorosos. A sedação pode ser feita pela administração de hidrato de cloral, barbitúricos, propofol e benzodiazepínicos. CONCLUSÕES: A prevenção da dor e a indicação de analgesia devem ser individualizadas e sempre consideradas em todos os recém-nascidos portadores de doenças potencialmente dolorosas e/ou submetidos a procedimentos invasivos, cirúrgicos ou não.

Keywords : ANALGÉSICOS, Opióides [morfina, fentanil, sufentanil, alfentanil, remifentanil]; ANALGÉSICOS, Não-opióides [paracetamol, dipirona, indometacina]; ANESTÉSICOS [Local]; DOR, Tratamento [não-farmacológico, farmacológico]; SEDAÇÃO [recém-nascido].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese