SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue6General anesthesia after failed spinal block for emergency surgery in a patient with mucopolysaccharidosis: case reportAnesthesia for treatment of cardiac aspergillosis in a patient with thrombocytopenia and the judicious use of aprotinin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

STOCCHE, Renato Mestriner; GARCIA, Luis Vicente  and  KLAMT, Jyrson Guilherme. Anestesia para cesariana em paciente portadora de cardiomiopatia hipertrófica familiar: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2007, vol.57, n.6, pp. 665-671. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942007000600009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A cardiomiopatia hipertrófica familiar (CHF) é uma doença cardíaca rara, com transmissão hereditária, caracterizada por hipertrofia do septo ventricular e grau variável de estenose aórtica subvalvar. Nessa doença, o aumento da contratilidade do miocárdio e a diminuição da resistência vascular periférica podem agravar a obstrução da via de saída do VE, produzindo disritmia e isquemia cardíaca. Este relato objetivou discutir o manuseio anestésico para cesariana em paciente com CHF. RELATO DO CASO: Paciente com 33 semanas de gestação e diagnóstico prévio de CHF apresentou no holter de 24 horas 22 episódios de taquicardia ventricular não-sustentada (TVNS) e dois episódios de taquicardia ventricular sustentada (TVS). Referia episódios de palpitação, dispnéia e dor precordial de curta duração. A paciente foi medicada com atenolol e apresentou controle dos sintomas e das disritmias cardíacas. Com 38 semanas e 5 dias de gestação a paciente foi submetida à cesariana eletiva. Além do habitual a monitorização contou com análise de segmento ST e pressão arterial invasiva. Utilizou-se anestesia raquiperidural com injeção de 5 µg de sunfentanil na raqui seguida de administração de bupivacaína a 0,375% em doses de incremento até atingir altura de T6 (total de 16 mL). Utilizou-se metaraminol como vasopressor. Não houve hipotensão arterial materna ou outras complicações no perioperatório. CONCLUSÕES: A anestesia geral é freqüentemente utilizada para cesarianas de pacientes com CHF. A anestesia raquiperidural com instalação lenta do bloqueio foi uma alternativa segura. Nessas pacientes, o aumento da contratilidade miocárdica deve ser evitado, devendo-se, se necessário, utilizar-se um a-agonista para correção de hipotensão arterial materna.

Keywords : CIRURGIA, Obstétrica [cesariana]; DOENÇAS, Cardíaca [cardiomiopatia hipertrófica familiar]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional [peridural, raquianestesia].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese