SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1Right atrial myxoma associated with acute cor pulmonale: case reportTurner syndrome and anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MALBOUISSON, Luiz Marcelo Sá et al. Atelectasias durante anestesia: fisiopatologia e tratamento. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2008, vol.58, n.1, pp. 73-83. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942008000100011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O colapso pulmonar intra-operatório é uma complicação de elevada incidência em pacientes submetidos à intervenção cirúrgica sob anestesia geral com relaxamento/paralisia da musculatura. Essa complicação está associada à piora das trocas gasosas no intra-operatório e, em alguns casos, necessidade de suporte respiratório prolongado no período pós-operatório. Os objetivos deste estudo foram revisar os aspectos fisiopatológicos da formação de atelectasias durante anestesia geral e as possíveis manobras terapêuticas para prevenir e tratar essa complicação. CONTEÚDO: Nesta revisão, os conceitos sobre a incidência de atelectasias intra-operatórias, os fatores relacionados com o seu desenvolvimento, tanto mecânicos quanto associados ao ajuste do respirador durante procedimento cirúrgico, os aspectos do diagnóstico e as estratégias de prevenção e tratamento foram abordados de maneira sistemática. CONCLUSÕES: A compreensão dos mecanismos relacionados com o desenvolvimento do colapso pulmonar durante o período intra-operatório, assim como o seu tratamento, pode contribuir para a redução da incidência de complicações pulmonares pós-operatórias, o tempo de recuperação e os custos hospitalares.

Keywords : COMPLICAÇÕES [atelectasia]; colapso pulmonar; VENTILAÇÃO [controlada mecânica]; VENTILAÇÃO [manobra de recrutamento alveolar]; VENTILAÇÃO [pressão positiva ao final da expiração].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese