SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue3Continuous infusion of remifentanil versus sufentanil in videolaparoscopic surgeries: a comparative studyPatients with sequelae of poliomyelitis: does the anesthetic technique impose risks? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MIRANDA, Luciano Carlos Gomes de; BARRUCAND, Louis; COSTA, José  and  VERCOSA, Núbia. Estudo comparativo entre uma e duas doses efetivas (DE95) de rocurônio para a intubação traqueal. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2008, vol.58, n.3, pp. 202-209. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942008000300002.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os bloqueadores neuromusculares (BNM) são fármacos utilizados para produzir relaxamento da musculatura esquelética e facilitar a intubação traqueal (IT). A literatura descreve como sendo necessárias duas doses efetivas (DE95) o ideal para a IT. O rocurônio é um BNM não-despolarizante do tipo esteróide, sintético e de duração intermediária. O objetivo desse estudo foi avaliar e comparar as condições de intubação traqueal (IT), utilizando uma e duas doses efetivas (DE95) do rocurônio, seguindo os critérios da Conferência de Consenso de Copenhague. MÉTODO: Foram avaliados 60 pacientes divididos aleatoriamente em dois grupos de 30, de ambos os sexos, idades entre 20 e 60 anos, estado físico ASA I e II, Mallampati 1 e 2, índice de massa corporal (IMC) < 35, submetidos a anestesia geral. No Grupo 1 (G1) foi administrado 0,3 mg.kg-1 (1 DE95) e no Grupo 2 (G2), 0,6 mg.kg-1 DE95 (2 DE95) de rocurônio. Os parâmetros para a avaliação da IT foram baseados nos critérios da Conferência de Consenso de Copenhague (Good Clinical Research Practice): laringoscopia, cordas vocais (posição e movimentação), reação à inserção do tubo e/ou a insuflação do balonete (movimento dos membros e tosse). RESULTADOS: Todas as intubações foram consideradas excelentes ou boas (aceitáveis), não havendo, portanto, nenhum caso em que não se logrou êxito ou que tenha sido classificado como ruim (inaceitável). Os resultados da análise estatística não foram significativos. Portanto, não houve diferença clínica significativa em nenhum dos parâmetros avaliados. CONCLUSÕES: O rocurônio tanto na dose de 0,3 mg.kg-1 quanto na de 0,6 mg.kg-1 DE95 proporcionou condições clinicamente aceitáveis de IT nos procedimentos eletivos.

Keywords : INTUBAÇÃO TRAQUEAL; BLOQUEADOR NEUROMUSCULAR, rocurônio; ANESTESIA, Geral [venosa].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese