SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Standardization of anesthesia in swine for experimental cardiovascular surgeriesNeuropathic pain after epidural needle trauma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

SOUSA, Angela Maria; FRANCO, Paula Andrea Baptista; ASHMAWI, Hazem Adel  and  POSSO, Irimar de Paula. Efeito analgésico local do tramadol em modelo de dor provocada por formalina em ratos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2008, vol.58, n.4, pp. 371-379. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942008000400006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O cloridrato de tramadol é um fármaco analgésico de ação central, utilizado no tratamento de dores moderadas e intensas. Foi demonstrado efeito analgésico local do tramadol, mas seu mecanismo de ação não foi estabelecido. MÉTODO: Estudou-se o efeito da administração local, sistêmica e por bloqueio de nervo periférico do tramadol sobre o comportamento de elevação da pata gerado pela injeção de 50 µL de formalina a 1% na região dorsal da pata de ratos. O número de elevações da pata foi observado pelo período de 60 minutos. RESULTADOS: A administração local de tramadol em concentrações maiores (2,5 e 5 mg) levou ao bloqueio praticamente completo do comportamento de elevação da pata durante todo o teste. A administração sistêmica e por bloqueio de nervo periférico não afetou o comportamento de elevação da pata na fase I e diminuiu parcialmente na fase II. CONCLUSÕES: O tramadol apresentou efeito analgésico local no modelo de comportamento de elevações da pata com formalina, que é diferente de sua ação central. Esse efeito, nesse modelo, não parece ser ligado a efeito anestésico local.

Keywords : ANALGÉSICOS [tramadol]; ANIMAIS [ratos]; DOR, Experimental [formalina]; FARMACOLOGIA, Farmacodinâmica [mecanismos de ação].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese