SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue5Myocardial protection by pre- and post-anesthetic conditioningThe role of peripheral opiate antagonists in pain medicine and perioperative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

LORENTZ, Michelle Nacur; BONI, Carlos Leonardo Alves  and  SOARES, Raquel Reis. Anestesia para intervenção cirúrgica endovascular na aorta abdominal. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2008, vol.58, n.5, pp. 520-532. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942008000500010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O procedimento endovascular para correção de aneurisma de aorta é menos invasivo que o convencional, além de apresentar outras vantagens, como ausência de incisão abdominal, ausência de pinçamento da aorta e menor tempo de recuperação pós-operatória. Por se tratar de procedimento cirúrgico relativamente novo e apresentar uma série de alterações que devem ser conhecidas pelo anestesiologista foi realizado este trabalho com o objetivo de revisar os aspectos mais relevantes do procedimento endovascular e possibilitar manuseio anestésico mais adequado no perioperatório. CONTEÚDO: Apresentação sucinta da técnica cirúrgica para reparo de aneurismas via endovascular, as possíveis vantagens e desvantagens do procedimento, bem como as complicações potenciais. Além disso, foram abordados os cuidados perioperatórios que o procedimento exige e as técnicas anestésicas que podem ser utilizadas. CONCLUSÕES: O conhecimento das alterações provenientes do procedimento endovascular possibilita conduta anestésica mais adequada e melhora dos resultados perioperatórios nesses pacientes.

Keywords : CIRURGIA, Vascular; DOENÇA, Vascular [aneurisma].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese