SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Learning curve for the ultrasound anatomy of the brachial plexus in the axillary regionCombined spinal-epidural block in a patient with amyotrophic lateral sclerosis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

HARIHARAN, Seetharaman et al. Percepção dos pacientes a respeito da utilidade do Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica em um país caribenho em desenvolvimento. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.2, pp. 194-205. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000200007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A percepção dos pacientes a respeito da utilidade do Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica e o fluxo de pacientes não foram extensamente estudados no mundo em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi analisar esse aspecto. MÉTODO: Foi realizada pesquisa aplicando-se questionário entre pacientes atendidos no Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica de um hospital terciário de ensino em Trinidad. A título de comparação, esse questionário também foi distribuído aos pacientes atendidos no Ambulatório de Cirurgia Geral. Os parâmetros demográficos, incluindo idade, sexo, nível escolar e estado físico ASA foram anotados. Outros dados registrados incluíam o fluxo de pacientes e detalhes a respeito da equipe médica. RESULTADOS: Dos 220 pacientes atendidos no Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica, 92,7% participaram do estudo. A validade do questionário foi apoiada pelo coeficiente alfa de Cronbach (0,67). O tempo médio para o encaminhamento do Ambulatório de Cirurgia para a Clínica Pré-anestésica foi de 50 dias; a espera média na clínica foi de 2,7 horas e da espera pela intervenção cirúrgica após a aceitação pelo ambulatório foi de 13 dias. As opiniões dos pacientes a respeito dos benefícios da clínica e tempo de espera não foram influenciadas pela idade nem pelo nível educacional. Na opinião dos pacientes, o atendimento no Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica foi satisfatório, mas os tempos de espera foram considerados longos. CONCLUSÕES: Na opinião dos pacientes, a consulta no Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica antes do procedimento cirúrgico foi útil e o atendimento foi considerado satisfatório.

Keywords : AVALIAÇÃO, Pré-anestésica [ambulatorial].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese