SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Anaphylaxis during renal transplantation of live donor graft in a child with latex allergy: case reportAssessing the quality of random clinical anesthesiology trials published on the Brazilian Journal of Anesthesiology from 2005 to 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

BELEM, Lúcia de Sousa  and  INACIO, Cristiano Aparecido Cavalcante. Bloqueio atrioventricular de 2° grau do tipo I Mobitz após aplicação de penicilina benzatina: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.2, pp. 219-222. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000200010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O bloqueio atrioventricular de 2° grau do tipo I de Mobitz é observado como alteração transitória na presença de infarto de parede inferior ou de intoxicação medicamentosa. O objetivo desse relato foi apresentar caso de bloqueio atrioventricular de 2° grau tipo I de Mobitz após aplicação de penicilina benzatina. RELATO DO CASO: Paciente apresentou síncope e sudorese após aplicação de penicilina benzatina. Ao exame físico apresentava-se sudoreico, bradicárdico e com ritmo irregular. Foi realizado eletrocardiograma (ECG) que mostrava bloqueio atrioventricular de 2° grau do tipo I de Mobitz. Administrou-se atropina 0,5 mg por via venosa. Após uma hora foi repetido o ECG que apresentava traçado normal. Paciente permaneceu seis horas assintomático e então recebeu alta. CONCLUSÕES: O bloqueio atrioventricular de 2° grau do tipo I de Mobitz surgiu após aplicação de penicilina benzatina.

Keywords : COMPLICAÇÕES, Cardíaca [disritmia]; COMPLICAÇÕES, Cardíaca [bloqueio atrioventricular]; DROGAS [penicilina benzatina].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese