SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue3Central pontine myelinolysis after liver transplantation: is sodium the only villain? Case reportPost-mastectomy pain syndrome: the magnitude of the problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

MIGUEL, Marcia de  and  KRAYCHETE, Durval Campos. Dor no paciente com lesão medular: uma revisão. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.3, pp. 350-357. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000300011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica após a lesão medular é uma condição clínica de alta prevalência e de difícil tratamento. Desse modo, é importante que se conheça suas características clínicas e fatores causais para melhor abordagem diagnóstica e terapêutica. O objetivo desse trabalho foi revisar a literatura sobre a dor no paciente com lesão medular e sua possível associação com fatores físicos (nível da lesão, grau da lesão, tempo de início de dor) e fatores psicológicos (humor e qualidade de vida). CONTEÚDO: Foram pesquisados trabalhos na base de dados Medline, publicados nos últimos seis anos e os critérios de inclusão foram os estudos originais em maiores de 18 anos. Foram discutidas as características clínicas da dor no paciente com lesão medular, comparando casuística de diversos autores. CONCLUSÕES: Apesar das diferenças conceituais e metodológicas entre os estudos, as prevalências de dor encontradas em pacientes com lesão medular foram altas, variando entre 64% e 82%. A dor neuropática ao nível da lesão tem início precoce (dias ou semanas) e aquela abaixo do nível da lesão aparece mais tardiamente (meses ou anos). Não há associação entre dor e integridade da lesão e a porcentagem de pacientes que referem dor intensa varia entre 21 e 39%. Não foi possível concluir qual a relação entre a dor e o nível da lesão medular. A dor, no entanto, pode interferir de forma negativa no humor, na capacidade de realizar atividades cognitivas, sociais, recreacionais e laborativas.

Keywords : DOR, Crônica [lesão medular]; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese