SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue3Pain in patients with spinal cord injury: a reviewBotulinum toxin in pain treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

COUCEIRO, Tania Cursino de Menezes; MENEZES, Telma Cursino de  and  VALENCA, Marcelo Moraes. Síndrome dolorosa pós-mastectomia: a magnitude do problema. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.3, pp. 358-365. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000300012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O câncer de mama é a neoplasia mais frequente em mulheres e o tratamento cirúrgico é indicado na maioria das pacientes. São relatadas complicações relacionadas a esse tratamento, dentre as quais se cita a síndrome dolorosa pós-mastectomia (SDPM), que é uma dor persistente que sucede o procedimento cirúrgico. Apesar da gênese da dor ser multifatorial, a secção do nervo intercostobraquial é a lesão nervosa mais frequentemente diagnosticada. O objetivo deste estudo foi revisar: etiopatogenia, diagnóstico, quadro clinico, fatores agravantes ou atenuantes e os fatores de risco relacionados à síndrome dolorosa pós-mastectomia. CONTEÚDO: Define a síndrome dolorosa pós-mastectomia e proporciona conhecimento para facilitar o diagnóstico e a prevenção. CONCLUSÕES: A abordagem das pacientes submetidas a tratamento cirúrgico para o câncer mamário exige um acompanhamento pré e pós-cirúrgico por equipe multidisciplinar. Esta abordagem poderá proporcionar escolha racional da técnica cirúrgica, identificar as pacientes que apresentem fatores de risco, minimizar ou eliminar esses fatores quando possível, diagnosticar o mais precocemente a síndrome dolorosa pós-mastectomia e proporcionar o tratamento adequado visando uma melhor qualidade de vida para essa população específica.

Keywords : DOR, Crônica [síndrome dolorosa pós-mastectomia]; DOR, Pós-operatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese