SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Efficacy of intraoperative methadone and clonidine in pain control in the immediate postoperative period after the use of remifentanilIntraoperative volume replacement: crystalloids versus colloids in surgical myocardial revascularization without cardiopulmonary bypass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CARNEIRO, Antonio Fernando et al. Avaliação da ansiedade e depressão no período pré-operatório em pacientes submetidos a procedimentos cardíacos invasivos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.4, pp. 431-438. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000400005.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A avaliação específica da ansiedade e da depressão não está incluída na rotina de avaliação pré-operatória, o que faz com que em situações como as doenças cardíacas, em que o estado emocional dos pacientes pode estar modificado pela própria doença, possam não ser diagnosticadas. O objetivo do estudo foi comparar o nível e a prevalência de ansiedade e depressão em pacientes com doença cardíaca a serem submetidos a procedimentos invasivos e/ou cirúrgicos, utilizando a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (Hospital Anxiety and Depression Scale - HAD). MÉTODO: Após a aprovação pelos Comitês de Ética, foram incluídos 96 pacientes, estado físico ASA II e III, que constituíram três grupos: estudo eletrofisiológico (EEF), implante de marcapasso (MP) e revascularização do miocárdio (RM). Os escores considerados "ponto de corte" foram: escala HAD-ansiedade (HAD-A) com ansiedade > 9; escala HAD-depressão (HAD-D) com depressão > 9. RESULTADOS: Os grupos foram homogêneos quanto às variáveis sociodemográficas. Observou-se diferença estatística significativa entre os três grupos (p = 0,006; p = 0,034) quanto ao nível e prevalência de ansiedade (HAD-A) e na comparação do nível de ansiedade grupo a grupo verificou-se diferença significativa entre os grupos EEF × RM e EEF × MP (p < 0,05). A comparação dos três grupos quanto ao nível e prevalência de depressão (HAD-D) não mostrou diferença estatística significativa. CONCLUSÕES: Os pacientes com doença cardíaca a serem submetidos a estudo eletrofisiológico, implante de marcapasso e revascularização do miocárdio têm diferença dos níveis e prevalência de ansiedade, mas não apresentam diferença em relação aos níveis e prevalência de depressão.

Keywords : AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA [estado psicológico]; AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA [ansiedade]; AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA [depressão]; CIRURGIA, Cardíaca [revascularização]; CIRURGIA, Cardíaca [implante de marcapasso]; CIRURGIA, Cardíaca [estudo eletrofisiológico].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese