SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue6Transesophageal echocardiography and intraoperative diagnosis of persistent left superior vena cava author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

On-line version ISSN 1806-907X

Abstract

FERREIRA, Fabiana Aparecida Penachi Bosco; MARIN, Maria Ligia Gomes; STRABELLI, Tânia Mara V  and  CARMONA, Maria José Carvalho. Como o anestesiologista pode contribuir para a prevenção de infecção no paciente cirúrgico. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2009, vol.59, n.6, pp. 756-766. ISSN 1806-907X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000600013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O paciente cirúrgico com infecção hospitalar, além de aumentar os custos hospitalares, pode não recuperar sua condição prévia e até morrer. Além dos riscos individuais bem estabelecidos, o desenvolvimento de infecção pósoperatória depende do procedimento a que será submetido, das condições hospitalares e do cirurgião. Apesar de haver muitos protocolos visando o controle da infecção, falta padronização de intervenções intraoperatórias visando a otimização desse paciente. Assim, esta revisão teve como objetivo discutir algumas dessas intervenções que são eficazes e necessárias, alertando o anestesiologista da sua importância na prevenção da infecção hospitalar. CONTEÚDO: Nesta revisão foram abordadas as causas de infecção no paciente cirúrgico e discutiu-se como a adequada administração de antibióticos, o controle térmico e glicêmico e as estratégias de ventilação mecânica, hidratação e transfusão podem reduzir as taxas de infecção no paciente cirúrgico. CONCLUSÕES: O anestesiologista é o profissional que deve intervir no intraoperatório com medidas simples para otimizar o atendimento do paciente cirúrgico e diminuir índices de infecção.

Keywords : ANTIBIÓTICOS [profilaxia infecção]; COMPLICAÇÕES [infecção da ferida operatória].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English (pdf) | Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)