SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Evaluation of the quality of life of anesthesiologists in the city of RecifeAnesthesia for partial bilateral salpingectomy in a patient with idiopathic hypertrophic cardiomyopathy: case report and review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CORREA, Claudia Maria Nogueira; SUDO, Gisele Zapata  and  SUDO, Roberto Takashi. Efeitos hemodinâmicos do atracúrio e do cisatracúrio e o uso de difenidramina e cimetidina. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.1, pp. 52-63. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000100006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Haja visto que atracúrio pode causar hipotensão arterial no homem, investigaram-se os efeitos hemodinâmicos promovidos pelo atracúrio e pelo cisatracúrio e a proteção hemodinâmica conferida pela difenidramina e cimetidina em ratos. MÉTODO: 1) Ratos Wistar anestesiados com pentobarbital sódico e preparados de acordo com Brown e col. para avaliar doses de atracúrio e cisatracúrio para redução de T4/T1 da sequência de quatro estímulos maior ou igual a 95%. 2) Avaliação das alterações hemodinâmicas de atracúrio e cisatracúrio por injeção venosa, medindo-se a pressão arterial sistêmica da artéria carótida e eletrocardiograma de ratos. 3) Observação de proteção hemodinâmica pelo tratamento prévio com difenidramina (2 mg.kg-1) e/ou cimetidina (4 mg.kg-1) por injeção venosa. Análise estatística: teste t de Student, ANOVA. RESULTADOS: O atracúrio e o cisatracúrio não modificaram a pressão arterial média (PAM) nas doses de 1 mg.kg-1 e 0,25 mg.kg-1, respectivamente. Doses de 4 mg.kg-1 promoveram diminuição da PAM de 62,8 ± 4,5% do controle para o atracúrio, e de 82,5 ± 2,3% do controle para o cisatracúrio. Com difenidramina e cimetidina, a pressão sistólica diminuiu 95,4 ± 2,5% do controle. Com cimetidina, pressão diastólica diminuiu 82,7 ± 8,4% do controle. O efeito conjunto sobre as pressões sistólica e diastólica refletiu-se nos valores observados da PAM. CONCLUSÕES: A difenidramina e a cimetidina, isoladamente, não impediram a diminuição da pressão arterial média induzida pelo atracúrio. No entanto, associação destes dois fármacos foi eficaz na prevenção dos efeitos hemodinâmicos induzidos pelo atracúrio. O cisatracúrio nas doses do experimento não promoveu diminuição da pressão arterial que justificasse as medidas preventivas aplicadas nos grupos onde se utilizou o atracúrio.

Keywords : ANIMAIS [ratos]; BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES: Não despolarizante [atracúrio]; BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES: Não despolarizante [cisatracúrio]; DROGAS [cimetidina]; DROGAS [difenidramina].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese