SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Failure of subarachnoid blocksApplications of Magnesium Sulfate in Obstetrics and Anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

REIS, Leonardo de Andrade; REIS, Guilherme Frederico Ferreira dos  and  OLIVEIRA, Milton Roberto Marchi de. Vias aéreas e conteúdo gástrico no paciente obeso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.1, pp. 98-103. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000100012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O presente artigo teve como objetivo rever as referências bibliográficas e questionar o conceito de que o obeso deve ser considerado de estômago cheio, questionando, consequentemente, a forma como a via aérea deve ser abordada na indução da anestesia geral, considerada de difícil acesso devido à obesidade. CONTEÚDO: Classicamente, o paciente obeso é considerado de estômago cheio, levando a condutas protetoras das vias aéreas durante a indução da anestesia geral. Frequentemente, são realizadas intubações com o paciente acordado ou intubação de sequência rápida. Porém tal conceito baseia-se em um único trabalho da literatura, citado por diversos outros autores. O obeso também é considerado difícil de intubar, criando receio a respeito do sucesso da abordagem da via aérea. Os trabalhos da literatura, entretanto, contestam tais conceitos, o que leva ao questionamento das técnicas de acesso às vias aéreas. CONCLUSÕES: Os trabalhos da literatura mostram que o esvaziamento gástrico no obeso não é lentificado como se acreditava, assim como o conteúdo gástrico não é maior que no paciente não obeso; portanto, a intubação em plano anestésico pode ser realizada com segurança. Apesar de a obesidade, isoladamente, não causar falha na intubação, outros sinais podem ser usados para prever intubação difícil.

Keywords : COMPLICAÇÕES [intubação traqueal]; DOENÇAS [obesidade mórbida]; FISIOLOGIA; Gastrintestinal [esvaziamento gástrico]; INTUBAÇÃO TRAQUEAL; VENTILAÇÃO [artificial]; VENTILAÇÃO [pressão positiva intermitente].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese